quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MEDO DE MÉDICO LEVA A DIAGNÓSTICOS TARDIOS

   Será que algumas pessoas fogem dos médicos como o diabo foge da cruz? Ou estas pessoas fogem mesmo é da cruz da doença?
   Latrofobia é o medo anormal, irracional e incontrolável de médico e  ir ao médico. São pessoas que sofrem psiquica e emocionalmente só em saber que irão ao médico., adiam as consultas, fogem da sala de espera,  preferem ficar doentes, acreditam que o próprio corpo sozinho irá curar-se, minimizam os sintomas e sempre tem desculpas de adiar exames e idas a consultórios e hospitais até não dá mais.
   A latrofobia é comumente acompanhada da fobofobia ou nosofobia que é o medo de adoecer, o medo da doença.. Quantas pessoas associam  ir ao médico ao risco de descobrir doença que prefere nem pensar e outras doenças que preferem  não dizer nem o nome? Não são poucos aqueles que preferem continuar ignorantes quanto ao seu estado de saúde, abrindo mão da prevenção, tratamento e diagnósticos precoces que salvam vidas.
   Sentir-se doente e não procurar um médico é apenas um adiamento. Ignorar sintomas e negar doença pode gerar duas formas de ir ao médico: ir  contra a vontade porque a doença impõe ou visitar o médico legista no fim.
   Nós médicos sabemos que cuidados simples como evitar comidas gordurosas, não fumar, não abusar do álcool, não dirigir em alta velocidade e  usar do cinto de segurança, não usar drogas, controle do sobrepeso e obesidade, fazer exames preventivos e evitar sedentarismo oferecem a todos a  oportunidade de longevidade. Sabemos também que todos os dias, no mundo inteiro, vão ao óbitos pessoas que não cuidaram bem dos seus corpos e morreram de doenças tratáveis, doenças curáveis e doenças que deram sinais e sintomas que foram ignorados pelos portadores porque não deram importância ou tinham medo de descobrir algo e estariam vivos se fossem tratados a tempo.
   O que fazer diante a latrofobia? Primeiro ter um outro olhar sobre o médico: ele é o agente de promoção de saúde e não de doença. Peça inicialmente ajuda, alguém de sua confiança, para marcar consultas e ir com você ao médico. Não tenha vergonha de conversar com seu médico sobre o seu medo, ele irá ajudá-lo a sentir-se mais confortável e seguro. Procure um médico que você goste e confie para ser seu médico confidente e orientador dos seus problemas de saúde que surgirem.Procure ajuda de um psiquiatra ou psicólogo caso haja necessidade.
   Todo mundo vai morrer um dia mas muitas mortes precoces podem ser evitadas com uma visita ao médico  e uma realização de exame.
   Nem todos que tem diabetes precisam perder a visão ou sofrer amputações, nem todos que são hipertensos precisam ter um A.V.C ou ir pra hemodiálise , e nem todos que são diagnosticados com câncer vão morrer disto.

   Dra. Rosângela Ribeiro
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário